Páginas

sábado, 9 de junho de 2007

Oi.
Não sei se você sabe, mas a Festa da Páscoa é muito especial para mim...
Foi justamente numa Vigília da Páscoa, no Sábado Santo de 1981 para ser mais preciso, que eu fui batizado em Santos/SP, na minha paróquia de origem (Santo Antônio do Valongo) e a partir daí a minha vida deu uma guinada espetacular.Posso dizer, sem medo de errar, que foi um divisor de águas. De modo que eu conto a minha vida antes e depois do Batismo. Um acontecimento tão importante que me fez sair de casa procurando algo que, sinceramente, hoje depois de tantos anos ainda sinto uma certa dificuldade de identificar, por ser tão grandioso e misterioso. Algo que vai além do alcance da minha pequena compreensão e que tento simplificar com o nome de "busca de Deus". Alguns chamam de consagração, de vida religiosa, não importa a nomenclatura, é sempre esse movimento para Algo maior que nós e que nos atrai e se torna irresistível, não obstante as dificuldades do caminho... Por isso vim escrever uma mensagem de Páscoa para você, ainda que alguns reclamem por não ser exatamente uma mensagem personalizada (lamento não conseguir fazê-lo como antes) Ultimamente muitos dos meus amigos têm reclamado minha atenção. Tenho sido negligente, relapso e displicente com aqueles que me são caros. Sei que não posso ficar me justificando com argumentos frágeis como "falta de tempo" ou coisa parecida. A verdade é que quando a gente quer arruma tempo prá tudo. Mas, honestamente, depois da ordenação eu tenho estado perdido em meio a muitos compromissos: casamentos, confissões, missas, atendimentos, encomendações de falecidos, visitas a doentes... Você, que me conhece, sabe que eu sou um sujeito (razoavelmente) tranquilo e acolhedor... Isso faz com que as pessoas venham me procurar amiúde para conversar e pedir orientações, assim como também para celebrar missas, casamentos etc. Resultado: tenho vivido a época mais sobrecarregada da minha vida. Mas não significa dizer a mais difícil. Claro que estou trabalhando bastante, mas não posso de jeito algum reclamar porque estou fazendo aquilo que eu desejava. Ninguém me obrigou a isso, nem me iludiu... Faço isso consciente e livremente.
Mas o corpo reclama. Já não tenho vigor dos meus dezoito anos. A barriga cresce assustadoramente ( e o Aurílio com aquela magreza de anoréxico vive pegando no meu pé, jogando na minha cara o volume da pança redonda que já não consigo esconder debaixo das camisas), os cabelos caem e já não suporto o calor como antes (aliás a dermatologista quase proibiu-me de me expor ao sol porque sou asiático e somos mais susceptíveis ao sol - coisa de velho - acho que ela é do tipo governanta alemã. Não deu um sorriso durante a consulta! Vou chamá-la de 'Fräulein' da próxima vez). Resumindo tudo, a cabeça está ótima, mas o corpo já esteve bem melhor ... já disse pro meu padrinho que faz meses que eu não consigo cruzar as pernas e cortar as unhas dos pés é um sacrifício imenso , porque para realizar este ritual quinzenal eu necessito fazer antes meia hora de alongamento e uma caminhada de 4 quilômetros. Acho que vou começar a frequentar a pedicure no salão da Dulce. Nossa! Comecei falando de coisas tão sublimes como a Festa da Páscoa e estou falando das unhas dos pés. Que disparate... Vamos voltar a falar sobre realidades mais augustas. Durante a Semana Santa estarei em Cambuí, sul de Minas Gerais. O coitado do pároco de lá tem muito serviço nesta época e pediu socorro. E lá vou com toda a boa vontade deste mundo socorrer a pobre criatura... Desde ontem estou pensando no rabino Henry Sobel. Ainda não consigo acreditar no que aconteceu. Será que ele perdeu a razão? Será que está com algum problema psíquico? Os heróis costumam ser invencíveis, imbatíveis, intocáveis, imaculados... Quem sabe os heróis de hoje estejam expostos à mesma miséria da qual eu esperava que eles me salvassem. Certamente tudo isso ainda vai vender muito jornal e servir de matéria para muita baboseira na TV.
Eu, sinceramente, me nego a esquecer tudo aquilo que ele fez e representa. Não tenho o direito de julgá-lo por um ato isolado, não me sinto à vontade para condená-lo (qualquer que seja a motivação). O fato é que as 4 gravatas estavam lá com ele, mas eu não posso admitir que esse lamentável incidente me faça esquecer o cidadão que esteve tantas vezes lutando contra a ditadura no Brasil. Esteve do nosso lado, sempre aberto ao diálogo ecumênico, possivelmente recebendo não poucas críticas dos seus companheiros de fé. Não consigo achar graça nas piadinhas veiculadas na internet que falam sobre ele.
Mas, voltando ao assunto da Páscoa, eu queria mandar um cartão prá cada um, como costumava fazer no passado... Mas nas atuais circunstâncias é impossível. Tenho atendido pessoas até domingo de noite, como fiz ainda há pouco... Gente que trabalha durante o dia e só tem esse horário disponível. Como disse anteriormente estou indo celebrar a Páscoa em Cambuí/ MG. Estou tão cansado que vou acabar desmaiando na celebração da Paixão (risos). Deus me ajude! Vou rezar por aqueles que me são caros, entre os quais você se inclui e aproveito para me recomendar às suas orações.
Tenha uma Feliz Páscoa e até a volta... Se por lá existir alguma LanHouse eu abro a caixa de e-mail(risos), caso contrário até daqui a uma semana. Fica com Deus e cuide-se
Beijão. Hideo

0 comentários: