Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Natal Dezembro de 2007


Acordei mais cansado do que o normal...
Segunda-feira é folga do Mariano (sacristão) e geralmente quem abre a igreja é a Nenê,
mas ela está afastada por causa da licença-maternidade e sou eu quem abre a igreja na ausência dos dois.
Acendi as luzes da igreja perdida no breu da manhã e abri as portas pesadas como quem abre com dificuldade as portas do coração. Levei um susto com o mendigo que dormia na soleira e nem se importou que eu estivesse ao seu lado, bem pertinho e continuava dormindo como quem não tem nenhum motivo para acordar.
As flores estavam acochambradas num vaso, totalmente desarrumadas, e por isso resolvi dispô-las em vários vasos para dar espaço entre uma e outra. Elas estavam apertadas demais e imagino que flores também sintam-se sufocadas com a falta de espaço entre uma e outra. De um vaso consegui fazer três. A água do vaso já estava fedendo. Como podemos deixar flores sufocando e bebendo de água suja?
Dona Elza, sempre assídua, foi uma das primeiras a chegar na igreja e desejou-me feliz Natal. Disponível, como sempre, perguntou-me se eu já tinha comprado os pães e ofereceu-se para fazê-lo. Agradecendo-lhe pelo gesto, pedi apenas que tomasse conta do lugar enquanto eu (que suponho ter pernas mais ágeis do que ela) daria um pulo rapidamente até a padaria do Sr. Caetano. São Paulo de manhã é uma beleza. Nada de carros, nada de barulho, nada de corre-corre... Quer dizer, só o meu. Eu corri até a padaria e fiquei pensando que os porteiros dos prédios vizinhos devam achar que sou louco. Um padre correndo às seis e meia da manhã para comprar pães na padaria do português. Mas acho que eles já se aostumaram.
Curiosamente vi, entre os pães oferecidos, um que se chamava "Pão do Padre". Resolvi fazer uma pequena revolução mudando nosso cardápio matinal. Nada mais apropriado para os padres do que o "pão do padre". Na hora de pagar os pães no caixa, lembrei-me de que havia saído de casa sem dinheiro. Envergonhado pedi à moça do caixa que "pendurasse" a conta até eu trazer o dinheiro. Claro que temos crédito... Desejei-lhe Feliz Natal e corri para casa novamente.
Dei uma rápida varrida no corredor, fui ao refeitório colocar os pães na cesta. Lembrei-me que precisava regar as plantas do jardim e rezava agradecendo a Deus pela saúde e pelo término do triênio. Três anos se passaram desde que cheguei aqui em São Paulo. A rotina de trabalhos, o corre-corre diário, atendimentos, pagamentos, compras, a sensação de que sou uma formiga operária as tarefas da economia... nem me deixaram perceber que o tempo passava rápido.
Fiz muitos amigos aqui. Aqui aprendi a ser padre. Chorei comovido com as pessoas que vinham confessar, dei gargalhadas arriscadas com as gafes nos casamentos, fui acusado de coisas que me surpreenderam e me entristeceram, mas também elogiado por coisas que não fiz. Como dia a Rita Lee "Não sou santa, nem sou prostituta": quero apenas ser feliz.
Gostaria de enviar uma daquelas mensagens bonitas de Natal, mas francamente estou sem a mínima criatividade... Mas mesmo em meio ao cansaço, à falta de criatividade, ao corre-corre, queria deixar para você umas palavras de agradecimento e meus augúrios natalinos.
Deus te pague. Deus abençoe pelo bem que você tem feito a mim.
Feliz Natal para você e sua família. Para aqueles que você ama, e para os que ainda não consegue amar o suficiente.
Um grande abraço, perdoe-me pela falta de notícias, pela ausência em sua vida. tantas vezes me perco em meio às distrações da vida, esquecendo de cultivar as amizades. Faço isso não por maldade, mas por minha extrema debilidade em enxergar aquilo que é essencial.
Com carinho,
Frei Marcos Hideo Matsubara, ocd

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.

19 de março de 2008 às 23:41
Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.

19 de março de 2008 às 23:41